quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tradução: 13 razões pelas quais garotas inteligentes amam Robert Pattinson

Não é segredo que, como tantas outras, meninas inteligentes amam o ator/músico Robert Pattinson, mas você pode não saber o motivo.

Você vê a foto dele espalhada nas capas de revistas nas bancas. Você pode até tê-lo visto sendo atacado por um bruxo maligno e morrer em Harry Potter e o Cálice de Fogo ou se apaixonando relutantemente após uma busca de mais de 100 anos pela garota certa em Crepúsculo.

É possível que você tenha a sensação de que existe algo nesse cara que faz os corações das meninas dispararem (e de algumas mães envergonhadas, também, para falar a verdade), mas você deve estar chocado com o fato de que até as garotas mais inteligentes que você conhece - aquelas que provavelmente preferem morrer a serem chamadas de "fãs" - também parecem amar tanto esse ator britânico.

Há algumas razões para isso.

Bem, talvez uma dúzia ou mais.

Vamos nos contentar com 13.

Antes de começarmos, é importante perceber uma coisa sobre meninas inteligentes e Robert Pattinson. Elas sabem a diferença entre Robert Pattinson, o ator, e Edward Cullen, seu personagem em Crepúsculo.

Ok, depois dessa advertência, vamos começar:

1) O primeiro motivo é óbvio. Meninas inteligentes não são estúpidas quando se trata de abraçar homens altos e bonitos; elas só querem ter certeza de que existe algo mais do que aquilo que vêem. No caso de Pattinson, existe.

1) Meninas inteligentes amam talento. Se um homem pode fazê-las esquecer de seus problemas por um instante, ou melhor ainda, entendê-las ou levá-las a um lugar diferente através de uma história ou de uma música (dos quais Mr. Pattinson pode fazer ambos), então ele têm a atenção, a admiração e, em alguns casos, uma devoção crescente delas. Mais de um talento? Pontos em dobro. Robert Pattinson tem pontos em dobro. Ele é ator, mas também é um músico e cantor/compositor talentoso.

3) Humildade é importante. Não é preciso de uma inteligência acima do normal para ficar toda encantada quando alguém que é obviamente mais talentoso ou mais bonito que uma pessoa normal parece não notar isso (ou não demonstra, caso saiba) - e, mais importante, não está convencido de que você o acha acima da média em alguma coisa. Vanglória não funciona com a típica menina inteligente. Ela fica entendiada com isso antes mesmo que o cara possa perceber que precisa parar de pensar em si mesmo como grande coisa. Pattinson também não é muito esportista e seus companheiros de elenco fazem brincadeiras com ele por se machucar facilmente enquanto atua. Muitas meninas inteligentes (ao menos aquelas que não são atletas) podem se identificar com isso.

4) Robert Pattinson lê. Novidade! Bem, é verdade. Meninas inteligentes lêem, e meninos inteligentes também. Leitores dividem um laço especial que é mais forte do que muitas outras coisas que meninos podem fazer para tentar atrair garotas. Se alguns deles ao menos soubessem disso. Muitos homens - muitos - não lêem muito. (Muitas meninas também não lêem, para ser sincera, mas, nesse momento, estamos especialmente falando daquelas que o fazem). Em entrevistas, Pattinson falou de livros que ele leu e observeu que muitos dos filmes dos quais participou até agora foram adapatados de livros.

5) Ele tem um ótimo senso de humor. Pattinson faz as pessoas rirem. Assista uma entrevista de Robert Pattinson no YouTube - praticamente qualquer uma delas. O cara tem um senso de humor que não acaba e, melhor ainda, é auto-depreciativo. É o tipo de cara que meninas inteligentes querem levar para casa e apresentar a seus pais porque elas não têm a menor dúvida de que eles gostarão dele. Charme e senso de humor são muito eficazes.

6) Ele sabe como e quando ser um cavalheiro. De algum modo, para as americanas, isso começa com o encantador sotaque britânico, mas, ainda mais importante, mostra uma boa criação. Robert Pattinson mostra ter boa noção de quando ser bobo e de quando ser respeitoso. A maturidade para saber a diferença não é normal para alguém da idade dele, e meninas inteligentes, que também tendem a ser muito inteligente para a idade que têm, apreciam isso. O sotaque britânico? Bem, vamos dizer que meninas inteligentes sabem que um sotaque britânico não torna o homem um cavalheiro, embora talvez as mais nerds delas possam sentir um prazer especial no fato de que Robert fala o perfeito Inglês da Rainha e não de um modo mais casual típico de Londres (americanos geralmente não estão cientes do preconceito e da destinção entre classes sociais que, algumas vezes, estão associadas a essa diferença na Inglaterra).

7) Ele escuta e é articulado. Assista-o em uma entrevista no YouTube outra vez. Você o vê ouvindo as perguntas atenciosamente? Você o vê pensando numa resposta ao invés de simplesmente falar a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Você o vê tentando dar uma nova resposta para a mesma pergunta que já lhe foi feita 1,2 milhões de vezes? Meninas inteligentes percebem essa característica pessoal e apreciam o esforço do ator em comunicar-se de modo ponderado, sincero e bem colocado. No que diz respeito a ouvir, não dói saber que ele entende tanto de música que pode recomendar uma lista eclética de bons músicos e compositores que meninas inteligentes talvez ainda não tenham ouvido falar e que adorariam saber mais sobre eles.

8) Ele pensa. Wow - outra novidade (ele anda; ele fala - RISOS!). Essa razão, de qualquer modo, também fica evidente nas entrevistas dele. Robert parece querer dar uma resposta pensada às perguntas que se são feita quase sempre. As próprias respostas dele parecem ser de alguém que pensa em outros assuntos que não resultados esportivos e fast food. Isso faz com que uma pessoa queria ler algo que Robert possa ter escrito. Dizem que ele faz diários e escreve roteiros. É uma prova. Catherine Hardwicke, diretora de Crepúsculo, diz que ele tem, ou é, uma "alma velha". Meninas inteligentes sabem o que isso significa.

9) Ele é uma pessoa pública e um amigo gentil e generoso. Qualquer um que permita que fãs tirem fotos com ele incansavelmente mesmo quando ele está em seu tempo livre e não em um evento como pessoa público, não pode ser chamado de nada além de gentil e generoso. As amizades de Pattinson - velhas e novas - parecem indicar que ele é um amigo leal e confiável. Ele já está usando sua nova fama para criar oportunidades para as carreiras de seus amigos britânicos (músicos que co-escreveram músicas com ele que acabaram na trilha sonora de Crepúsculo, por exemplo).

10) Ele não é perfeito. Pattinson tem uma grande 'margem' que o impede de ser totalmente perfeito. Ele fuma (o que pode ser uma razão para não levá-lo para casa). Ele adota o hábito britânico de ir a pubs quase todas as anoites, e não parece se importar com quem o vê lá. Ele é ele mesmo, o que meninas inteligentes amam. Ele não está tentando ser outra pessoa para se enquadrar na imagem que uma outra pessoa tem do que ele deveria ser. Isso chama-se ser genuíno, natural, inesperado e tudo mais. Também existe nele alguma coisa um pouco perigosa, imprevisível. Catherine Hardwicke, diretora de Crepúsculo, viu isso e essa foi uma das razões pelas quais ela o escolheu para o papel de Edward Cullen.

11) Ele não tem medo de mostrar sua vulnerabilidade. Pattinson é conhecido por ser bem tímido. Certamente, a fala suave e os tiques nervosos dele nas entrevistas (passar a mão no cabelo, dentre eles) parecem confirmar isso. O quão "viril" é, então, quando uma pessoa tão tímida é também confortável o bastante com si mesma que pode admitir que existem aspectos de sua vida que estão em conflito uns com os outros, como todo mundo? A sensibilidade do Sr. Pattinson o servirá bem enquanto artista. Sua estupidez bem intencionada lhe será útil para fazer amigos. A combinação das duas coisas será atrativa para as pessoas com poder na indústria do entretenimento.

12) Ele é criativo, tem idéias e ambição. Pattinson continuará a surpreender o público pelo menos pelos próximos anos com os papéis que decidir fazer fora da saga Crepúsculo. Nesse momento, muito de sua carreira depende dessas escolhas, e ele parece ser o tipo de ator que ponderará ao fazer tais escolhas, se ele decidir continuar atuando. Aqueles que trabalhar com ele diz que ele é muito dedicado.

13) Toda essa coisa de Hollywood não o impressiona excessivamente. Você tem a impressão de que Robert Pattinson poderia abandonar toda sua fama e esplendor hoje a noite se ele encontrasse uma forma diferente de expressar-se ou uma linha de trabalho que o interessasse mais. Não ser apegado à fama e à fortuna é uma qualidade admirável que meninas inteligentes - e todos os tipos de pessoas - acham incomum e admirável.

Sendo assim ou não na "vida real", essa é a personalidade pública de Robert Pattinson nesse momento. Claro, isso poderia mudar num instante, e nessa era da Internet, a mudança repercutiria ao redor do mundo em questão de minutos e a maré poderia ficar contra ele. Quando as pessoas falam da pressão da fama, deve ter alguma coisa a ver com continuar sendo uma pessoa agradável, mesmo quando você estiver cansado disso - a não ser que você não seja uma personalidade - é o modo como você realmente é.

Meninas inteligente sabe disso também, o que é a razão pela qual misturam seu amor por esse amor/músico com uma curiosidade sobre seus próprios mundos e um entusiasmo por suas próprias vidas. Elas sabem que é engraçado ficar um pouco sem ar ou com as pernas um pouco bambas quando uma nova foto de Robert Pattinson aparece diante delas, mas seus pés continuam presos firmemente ao chão.

Meninas inteligentes (e algumas de suas mães envergonhadas, bem como mulheres de todas as idades) mantêm seus olhos em seu ator favorito, Robert Pattinson, nos últimos dias - não apenas pelo prazer do que vêem, mas também para assistir com interesse as escolhas do talentoso ator/músico.

O quê? Não se sente particularmente inteligente, mas ainda ama Robert Pattinson? Bem vinda ao clube! O quê? Você é uma menina inteligente, mas não ama Robert Pattinson? Bem, você tem direito a sua opinião educada, é claro, mas eu conheço algumas outras meninas inteligentes que poderiam lhe perguntar por 13 razões para não amá-lo.


[ Examiner ]

sábado, 6 de junho de 2009

Entrevista: Technikart Magazine

Robert Pattinson: "Everything happens so fast”

Technikart Team was in charge of the daily report "SuperCannes" during the whole Festival. She came across Robert Pattinson, the teenagers’ idol. This is a record of a Live interview.

Technikart : What happened yesterday Rob? We were told about a riot in the whereabouts of Carlton…
Robert Pattinson: Oh yes, there was one indeed (laughs but upset). I was having my lunch when about 700 people stuck in front of the restaurant’s entrance near the beach. It was kind of funny… I was carried by 3 bodyguards up to the car which was parked in front of. I was literally carried, I didn’t touch the ground. This is so weird.

Technikart: This is your life since about a year now ?
Robert Pattinson : Everything got more intense 6 months ago. It’ s difficult to handle it out, it’s too fast. I don’t have the necessary distance, not enough to be able to find a parade to all this mess.

Technikart : George Clooney has a trick to escape fans: he takes Brad Pitt with him.
Robert Pattinson : Oh yeah, I guess it must be efficient but you have to be friends with Brad Pitt…

Technikart: Is it not the case ?
Robert Pattinson: I don’t know him. But the thing with celebrity, you can’t fight it, it’s useless, you can’t run away . When it was something you were not looking forward all your life, something you have never dreamed of, you can freely not give a damn about it. They can shout my name, if they want to, but I can ignore it. I didn’t sign a contract with Disney, no clause compels me to smile to photographs.

Technikart: How are you feeling about shooting a film knowing the next one, and also the next one and the next one are already on the draft? How long are you still stuck into "Twilight"?
Robert Pattinson: In fact, it’s pretty cool, because my character can’t get old! To me, it’s the key of this adventure. I’m not in the same situation as the Harry Potter characters , who spent 10 years of their lives in these movies. There’s nothing more frightening than signing up a contract for several movies, but, in fact, in September I will have wrapped 3 of the 4 Twilight series. Only in a year. New Moon will be released in November, Eclipse next summer and Breaking Dawn at Xmas 2010. Soon I will be freed from my contract.

Technikart: How is it in Cannes, Rob? Do you have fun?
Robert Pattinson: So so… I would like to do some things. I am not doing anything. I hate being photographed. But I like the hotel…

Technikart: Which hotel is it?
Robert Pattinson: L’hôtel du Cap. It’s like a job. I have business lunches. I leave restaurants on board speed boats, I feel like James Bond, this is cool. However, I will have time to attend Tarantino’s movie. But I guess the climbing of the red carpet will ruin everything. I already hate it. (he pretends he is in front of a crowd of imaginary photographs) "Yeah , all your fucking photos will be on the headline tomorrow!"


By Benjamin Rozovas


[ Technikart Magazine ]

Entrevista: Metro France

Yellow lenses and pale complexion, Rob Pattinson stopped for a few minutes on the set of “New Moon” to talk with us about the successful franchise and his recent career.

Metro France: When we met you in Paris, you could walk freely in the street without being noticed. I guess things must have changed since!
Robert Pattinson: I can’t walk in the street anymore, except if I’m dressed up! (laughs). In fact it’s a relief to come back on a set.

Metro France: Were you surprised bu the huge success of the first sequel ?
Robert Pattinson: I am still surprised! Even here, on the set. Yesterday, there were 300 people waiting to catch a glimpse of us. It’s absolutely crazy: everyday I talk to someone who loves it, or who knows someone who loves Twilight! It’s so crazy that I don’t dare get outside. Even when I arrive at an airport, there’s always a custom officer to ask me an autograph for his daughter !

Metro France: Did you choose a different approach for Edward?
Robert Pattinson: Yes, a lot. I consider now he is a ghost, a thing out of Bella’s mind. I am more a memory than a character, which is very weird. I must give the impression that his world is about to collapse any second.

Metro France: Are you going to sing again on the soundtrack ?
Robert Pattinson: I don’t think so, even if it’s too early to state it! Twilight’s soundtrack sold out so well that a lot of famous bands want to be part of it !

Metro France: You must have a lot of propositions. How do you choose the “good ones” ?
Robert Pattinson: My schedule is tight up to the end of the year, and all the roles I have chosen are completely different one from another. I can’t give you more details because all the contracts are not signed yet. But obviously, I don’t choose according to the type of film but according to the screenplay and the character. Only one thing matters : I must like them.

Metro France: When you were a child , were you fond of a particular actor?
Robert Pattinson: As a kid, I didn’t know I was going to be an actor. So when I started, it took me 3 or 4 years to realize it was really my job. However, if I had to choose, I would say Jack Nicholson and Jean-Paul Belmondo.

Metro France: Belmondo?
Robert Pattinson: I like his being an anti hero, the kind of actor who seems to be self confident and who doesn’t mind assuming his feelings.


[ Metro France ]