domingo, 15 de fevereiro de 2009

Revista Bravo - Novembro 2008

Eu estou no hotel onde a entrevista será feita. Robert está atrasado, embora seja compreensível. Ele passou o dia inteiro dando entrevistas, então eu tento ser paciente. De repente, a porta se abre e o Rober entra se desculpando com o forte sotaque britânico que faz você derreter. Ele é alto e magro, ele tem uma pele muito pálida. Ele está vestido jeans e uma camiseta por baixo de outra camisa. O cabelo dele está bagunçado e parece que ele estava dormindo. Ele brinca com uma garrafa de Coca. Quando ele finalmente se senta, nós começamos a entrevista...

O que te fez querer participar desse filme? Você havia lido os livros?
Não, eu não os havia lido, então eu não sabia como interpretar meu personagem. Quando eu estava lendo o script, lembro de ter dito ao meu agente "Eu não posso fazer isso. É fisicamente impossível fazê-lo".

Por que você pensou isso?
Porque não é apenas atuação. O personagem tem essas qualidades físicas encantadoras que são impossíveis de ter: ele tem um ótimo corpo, ele é lindo. Então, eu pensei que eles iriam me dizer "Não, obrigado, próximo". Honestamente, eu fui para o teste sem me preparar. Eu não sabia as falas nem nada e Kristen estava lá. Eu não sabia que ela seria a Bella. Ela foi muito forte como a Bella no teste, então isso me deu uma idéia de como interpretar meu personagem.

No começo, os fãs do livro não estavam muito animados em ter você interpretando Edward. Que tipo de pressão isso fez com que você sentisse?
Se você tentar fazer coisas apenas para agradar os fãs, você fará uma péssima performance. Então, eu tomei a decisão de interpretar Edward de uma certa forma, e eu disse "é isso, não me importo com o que as pessoas dizem". E eu realmente me esforcei tentando fazer com o que o personagem não parecesse muito sem graça. Mas, eu acho que, como sou homem e se trata de um livro para meninas, eu senti que precisava encontrar algo mais. Então, eu tive que mergulhar nisso, mais profundamente do que a maioria das pessoas que leram o livro.

Foi engraçado interpretar um vampiro?
Eu não acho que estou interpretando um vampiro. Eu não acho que ao menos pareça com um. Eu pareço? (risos) Eu teria amado se Edward fosse o típico vampiro com o qual estamos acostumados, porque os vampiros em Crepúsculo são muito estranhos. Eles são muito pálidos, têm olhos estranhos, mas são tão normais e podem viver no mundo real sem levantar nenhuma suspeita. Por outro lado, foi muito engraçado. Eu tive que fazer sequências de ação e escalar árvores (risos).

Você mencionou vampiros de verdade. Você é um fã de filmes de vampiro?
Bem, nesse filme, eu não sou assustador. Não sou como Nosferatu. Eu quero ser aquele tipo de vampiro, seria legal. Mas, como você sabe, esse filme não é sobre clichês vampíricos, então eu o interpretei como se ele tivesse uma doença, como você não é a mesma pessoa depois que alguém lhe morde, porque você acorda três dias depois querendo matar pessoas. Você está mil vezes mais forte e rápido, e você vai viver para sempre e se você pensar nisso, deve ser horrível.

Qual foi a parte mais difícil de interpretar Edward?
Edward tem uma certa aura que faz com que as pessoas assustem-se com ele institivamente e elas não sabem porque. Eu realmente amo, mas acho que é difícil de se mostrar na tela, então eu o imaginava como um leão que estava na selva cercado por animais, eles sabem que ele não está caçando, mas mantêm distância. E isso era algo que eu realmente queria adicionar ao filme. Na verdade, há uma cena na qual todos os pássaros literalmente voam para longe assim que eu chego, e isso te dá a idéia. Mas, eu acho que isso foi a coisa mais difícil de mostrar (pausa). Bem, isso e ser o homem mais bonito do mundo! (risos) Mas, não há nada que eu possa fazer quanto a isso.

No filme, Edward aparenta ter 17 anos. Se eles fizerem os próximos filmes, o que eles farão para que o personagem continue parecendo jovem?
Vão usar botox! (risos) Não, na verdade eu me preocupo um pouco com isso. Eu não sei, acho que eles terão que filmar os próximos filmes bem rápido.

Eu sei que você toca piano, e no filme, Edward toca uma música para Bella no piano. Você toca piano no filme?
Sim, eu toco uma música composta por Carter Burwell.

Eles vão colocar alguma música sua na trilha sonora?
Há uma ou duas músicas minhas no filme, embora eu não saiba o que elas estão fazendo lá! (risos) É uma das coisas mais bizarras no filme, porque eu estou na cena com Kristen e estou cantando ao fundo, eu posso me ouvir tocando o violão e minha voz cantando, mas meu rosto está lá falando.

Depois de interpretar Cedrico Diggory em O Cálice de Fogo, você teve medo de se tornar repetitivo com outra série de livros?
Sim, mas são histórias e personagens bem diferentes.

Eu sei que você leu um manuscrito que Stephenie Meyer escreveu do ponto de vista de Edward para se preparar para o papel...
Sim, eu o li quando estava no meio da filmagem, e como o livro de Crepúsculo foi escrito do ponto de vista de Bella e ela nunca sabe realmente o que Edward é porque ele sempre e esconde coisas o tempo inteiro, eu tive toda a liberdade para fazê-lo como eu quisesse. E mesmo que no livro você só leia coisas positivas sobre Edward, quando você vê a situação real, ele é completamente negativo. Imagine acordar um dia dizendo "Eu não pedi para me tornar um vampiro. E agora eu quero matar um monte de pessoas e eu me sinto terrível. Eu não quero morrer, mas também não quero viver assim. Eu encontrei a única pessoa no mundo que com que eu sinta que quero continuar vivendo , mas eu quero matá-la também", isso tem que ser horrível.

Como você desenvolveu suas atividades vampíricas? Eu li que você escreveu um diário como Edward. Você está planejando publicá-lo?
Não é exatamente um diário. Não sei como isso começou (risos), mas eu não havia percebido o quão difícil seria interpretar Edward até que eu comecei a ler o script. Ele é um personagem muito complexo. Então, eu me mudei para Portland sozinho por uns dois ou três meses antes das gravações começarem e eu não fiz nada a não ser ler o script e os livros para encontar alguma coisa que me ajudasse a interpretá-lo. Então, eu comecei a escrever coisas. Quero dizer, se você realmente se prepara para um papel, haverá um momento em que ele é tudo em que você consegue pensar. Então eu fiz coisas como bilhetes suicidas. Eu estava um tanto atormentado, na verdade (explode de rir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário