quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entrevista da Samedi Magazine

SM: No filme, Crepúsculo, você interpretou Edward Cullen, um vampiro. O que te atraiu no personagem?
RP: A marginalidade dele. Edward é um marginal e os marginalizados continuam atraentes ou ao menos fascinante. Alguém quer saber porque ele está sozinho e porque ele não faz parte de um grupo. A história me faz lembrar Um Rebelde Sem Causa e se meu personagem (eu realmente não possot traduzir isso, mas eu tento) fizer você se lembrar de James Dean, não é um acidente.

SM: Antes de aceitar o papel, você tinha alguma restrição?
RP: Eu gostei do personagem de Edward, mas ao ler o enredo, me perguntei se eu era o ator certo para o papel. Ele é descrito como uma beleza rara e isso não é algo que eu vejo no espelho pela manhã.

SM: Então, o que fez você aceitar esse papel?
RP: Eu passei pelo teste como todo mundo, e aí a autora, Stephenie Meyer, e a diretora, Catherine Hardwicke, me chamaram. Nós conversamos por duas horas, e a conversa inteira foi sobre como eu poderia interpretar Edward Cullen. Como eu tinha o apoio delas, eu disse "Por que não?"

SM: Mas, a sua escolha não foi uma decisão unânime. Ao que parece, os diretores do estúdio estavam relutantes em contratare você;
RP: Isso é verdade. Quando alguém mencionou meu nome ao estúdio, alguém deu de ombros e falou "Robert quem?". Eles não estavam preparados para apostar em um desconhecido. Eles teriam gostado de um Leonardo DiCaprio de 17 anos.

SM: Eles devem saber que ele não pode ser encontrado.
RP: Leonardos DiCaprio não são encontrados nas ruas!

SM: E desde então [quando você foi contratado, eu presumo] [o fanatismo] tem sido uma loucura! Adolescentes correr atrás de você. Há uma loucura por Crepúsculo e também uma loucura por Robert Pattinson. Você está se tornando um símbolo sexual.
RP: Sim, e isso é assustador porque adolescentes são conhecidas por expressarem suas emoções. Então, eu estou em alerta. Você se surpreenderia com as propostas que elas me fizeram. Algumas foram inclusive feitas por meninas com menos de 10 anos! Isso deixa seus cabelos em pé.

SM: Falando em cabelo, as pessoas falam bastante sobre o seu cabelo. É uma marca de seu personagem.
RP: Sim, me pediram para deixar o cabelo crescer e foi isso que eu fiz. Eu não lavei meus cabelos por 6 semanas. O resultado pode ser visto na tela.

SM: Por conta própria ou não, você iniciou uma moda. Adolescentes vão aos salões agora e pedem pelo corte de cabelo de Robert Pattinson.
RP: Antes de qualquer coisa, eu estou surpreso porque eu não sei o que isso significa. Até onde eu sei, eu tenho um cabelo comprido. "Um cabelo terrivelmente comprido", como disse minha mãe.

SM: Pesquisas mostram que você é o ator jovem mais procurado. Como você se tornou ator?
RP: Por acidente. Um acidente que meu pai começou. Um dia, meu pai e eu estávamos em um restaurante quando um grupo de meninas jovens, todas bonitas, sorrindo, entraram. Meu pai as notou e então foi até onde elas estavam. Ele as perguntou de onde elas vinham e uma respondeu que elas tinha saido de um clube de teatro. Meu pai voltou à nossa mesa e me falou "você tem entrar pra esse grupo". Eu não podia acreditar naquilo.

SM: E no que exatamente você não podia acreditar?
RP: No comportamento do meu pai. Ele costuma ser muito reservado e na dele e muito britânico ao se aproximar das pessoas. Foi a primeira vez que eu o vi agir daquele modo.

SM: No fim das contas, isso rendeu um ótimo serviço...
RP: Sim, eu tinha 15 anos e o clube de teatro, chamado The Barnes Theater Company, ficava na mesma cidade que eu morava. Tudo está lá. Eu atuei numa comédia musical, num drama e finalmente o cinema me pegou.

SM: Você disse que Jack Nicholson tem sido uma de suas maiores influências. Você já o conheceu?
RP: Não, eu não tive a chance. Eu o descobri no filme One Flew Over the Cuckoo’s Nest (Um Estranho no Ninho). Eu soube ali que eu queria ser ator um dia. Minha vida mudou drasticamente.. Foi por causa do Jack que me tornei ator. Nenhum outro ator teve esse grande impacto sobre mim. Eu gosto de James Dean e eu gosto do ator francês Romain Duris, mas nenhum é como Nicholson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário